DIA DA INTENDÊNCIA

Intendência da Aeronáutica celebra 78 anos de criação

Militares que deixaram suas marcas na história da Intendência foram homenageados durante a cerimônia
Publicada em: 24/08/2023 20:34
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Scarlet
Edição: Agência Força Aérea

Prever para prover! Esse é o papel da Intendência da Aeronáutica, que celebrou 78 anos nesta quarta-feira (23/08), em uma cerimônia militar nas instalações da Diretoria de Administração da Aeronáutica (DIRAD), no Rio de Janeiro (RJ). A solenidade foi presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno e contou com a presença do Chefe do Centro de Controle Interno da Aeronáutica, Major-Brigadeiro Intendente Alexandre Falconiere de Torres, do Diretor de Administração da Aeronáutica, Major-Brigadeiro Intendente Marcelo Brasil Carvalho da Fonseca, além de Oficiais-Generais do Alto-Comando da Aeronáutica, entre outros militares. 

O Comandante da Aeronáutica falou sobre o brilhante papel desenvolvido pela Intendência, em diferentes áreas de interesse da Força Aérea Brasileira, abrangendo desde as atividades relacionadas à Intendência clássica até o seu emprego operacional, destacando a importância de cada militar na Instituição. "Cuidar da nossa gente é meta da qual o Comando da Aeronáutica não se distancia, pois é, por meio de cada um dos homens e mulheres, que vestem azul, inspirados no exemplo de nossos heróis nacionais e dos nossos veteranos, que a nossa Força Aérea cumpre com a sua destinação constitucional, entregando o melhor de sua capacidade e de seu pessoal a serviço da nação brasileira", afirmou o Comandante. 

Durante a celebração, foram realizadas homenagens àqueles que deixaram suas marcas na história da Intendência da Aeronáutica e, ao final da cerimônia, o ex-Diretor de Intendência, Major-Brigadeiro Nebar Guillem Baltore, que atuou no período de 12 de abril de 1994 a 07 de abril de 1998, conduziu a tropa. “É uma honra participar dessa cerimônia, onde comemoramos 78 anos da Intendência da Aeronáutica, que a cada ano aperfeiçoa mais ainda os seus processos. A homenagem que recebi hoje me encheu de orgulho e satisfação porque mostra que os Intendentes do passado também são lembrados pelo Comando da Aeronáutica”, disse.

Formação

Durante a cerimônia, a Aspirante a Oficial Intendente Ana Victoria da Silva Pereira, primeira colocada no Curso Prático para Aspirantes a Oficial Intendente (CPAINT) do ano de 2023, foi homenageada e falou sobre a importância da solenidade. “Foi uma emoção muito grande participar desta festividade. Sou grata tanto pelo reconhecimento e pela homenagem prestada pela DIRAD como também a todos os instrutores, colegas de turma, amigos e familiares que me ajudaram a chegar até aqui”, destacou. 

A formação do Oficial Intendente começa na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP). Durante quatro anos, os Cadetes Intendentes recebem instruções militares de formação básica e cursam o bacharelado em Administração, com ênfase em Administração Pública, além de Ciências da Logística, com habilitação em Intendência da Aeronáutica. 

O Oficial Intendente é responsável pela administração na área militar, atuando nos setores de licitações, finanças, material, subsistência, patrimônio e controle. Ainda, para que a Força Aérea Brasileira cumpra seu dever de defender, controlar e integrar o território nacional, o trabalho de apoio realizado pela Intendência é fundamental.

E-Commerce: Novo Sistema de Fardamento 

Após a cerimônia, o Comandante da Aeronáutica fez a primeira compra no sistema E-Commerce, nova modalidade de aquisição de fardamento que estará disponível inicialmente em Brasília (DF) e, em breve, ampliado para atendimento nacional. O militar poderá realizar compra de fardamento diretamente no site.

Ao longo de sua história, a Intendência passou por diversas fases de aperfeiçoamento, como em seu início, quando se tornou pioneira no serviço público a implantar o pagamento de pessoal por crédito bancário. Nos anos 50, nasceu de vez a Intendência em campanha e, nos anos 60, foi criada a Pagadoria de Inativos e Pensionistas da Aeronáutica, entre outras evoluções que marcaram a história da atividade. 

Clique aqui e assista ao vídeo da matéria.

Fotos: Sargento P. Silva / CECOMSAER

Video: Sargento Neris / CECOMSAER